Geolocalizador

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Lista da crueldade


Segue a lista com os nomes dos onze militares do Exército que foram indiciados por triplo homicídio. Eles são acusados de sequestrarem e entregarem três jovens da Providência a traficantes do Morro da Mineira, no Catumbi (clique na imagem acima para ler a matéria do jornal "O Globo" e ver o infográfico com a trajetória dos jovens até a morte).

Um deles, o tenente Vinícius Ghidetti de Moraes Andrade, 25 anos, afirmou ter idealizado e comandado a entrega dos jovens do Morro da Providência, no Centro, a traficantes do Morro da Mineira, cujas facções instaladas nesses locais são rivais.

Os militares afirmaram em depoimento que a idéia do ato era "aplicar um "corretivo" nos três jovens". Tirando-lhes a vida. Parece que a justiça fora dos tribunais é bem diferente do que reza a Constituição Brasileira, além de ser bem mais rápida, instantânea.

Não há dúvidas que os militares tiveram intenção de matar os jovens, pois quem mora em favela sabe que ir e vir é um direito restrito às pessoas do "asfalto". Nas comunidades há as barreiras faccionais, onde moradores de uma favela não podem circular em outras, se a facção instalada não for a mesma do local onde mora, sob pena de morte.

Por enquanto, segue a lista com os nomes dos indiciados divulgada no jornal "O Globo". Em breve farei outra postagem sobre.

VINÍCIUS GHIDETTI DE MORAES ANDRADE, de 25 anos: Tenente
LEANDRO MAIA BUENO, de 24: Sargento
JOSÉ RICARDO RODRIGUES DE ARAÚJO: Soldado
BRUNO EDUARDO DE FREITAS: Soldado
RENATO DE OLIVEIRA ALVES, de 22: Soldado
JÚLIO ALMEIDA, de 22: Soldado
RAFAEL CUNHA DA COSTA SÁ, de 21: Soldado
SIDNEY DE OLIVEIRA BARROS, de 21: Soldado
FABIANO ELOI DOS SANTOS, de 22: Soldado
SAMUEL DE SOUZA OLIVEIRA: Soldado
EDUARDO PEREIRA DE OLIVEIRA, de 24: Soldado

1 comentários:

Aldeia Griot disse...

Realmente este caso é de uma estranheza e absurdo extremo. A ilusão sobre a função do exercíto nas ruas da cidade caiu por terra.
O que esses militares fizeram foi insubordinação e mereciam expulsão imediata. Além do mais eles estão a serviço do Estado de direito ou dos interesses comerciais do tráfico... ops, quase me esqueci, eles estão ligados ao interesse secular da maioria dos governantes, oprimir a população pobre e negra.