Geolocalizador

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Pare o mundo que quero descer!

Ao ler a notícia da Rede Nacional de Jornalistas Populares sobre os confrontos entre policiais e bandidos em Manguinhos, na Zona Norte do Rio, a primeira coisa que me vem a mente é: pare o mundo que quero descer!
Em qual local estamos que não escutamos os soluços das crianças assustadas nas favelas ou os gritos das mães desesperadas chorando seus filhos constantemente assassinados?
Quanto tempo mais nos conformaremos com as guerras e com as notícias dos números das guerras e nos darmos por satisfeitos, como as matérias veiculadas pelo Estadão ou pelo Extra Online?
Quanto tempo mais nos conformaremos em conviver com essa falsa realidade e nos colocaremos como observadores distantes dessa rotina de terror ?
Leia abaixo a matéria escrita pela Rede sobre os confrontos em Manguinhos:
Ação da Polícia Militar em Manguinhos mata 5 pessoas até a noite de terça (12)
Testemunhas viram execuções e invasão de vários domicílios nas favelas Mandela 1, 2 e 3. Informações da Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência.
Começou pouco depois das 11h desta terça (12/1) uma operação da Polícia Militar nas favelas Mandela 1, 2 e 3, com soldados e viaturas do 22o Batalhão da Polícia Militar (BPM - Maré). Ao longo do dia, incorporaram-se a CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais) e o BOPE (Batalhão de Operações Especiais), que continuam na favela. No momento (23h da terça) 4 viaturas "Caveirões" (blindados de guerra da PM) estão circulando pelas ruas.
Uma moradora do Mandela 1, que entrou em contato com a Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência, presenciou a execução de um rapaz, que já estava baleado e desarmado. A mãe e outros familiares do rapaz imploraram para que os policiais não o matassem, mas ele foi executado diante da família com vários tiros. É bastante provável que as outras mortes também tenham sido execuções e que o número de mortos seja maior.
Diversas casas foram arrombadas com alicates e pés de cabra, as entradas da favela estão bloqueadas e a Rua Leopoldo Bulhões está fechada pela polícia desde Benfica. Muitos moradores estão com medo de voltar para casa e ligam desesperados para seus parentes. Segundo reportagem da TV Record transmitida há pouco, a polícia está esperando ordem para invadir mais casas. Manguinhos é uma das favelas onde serão realizadas obras do PAC.

0 comentários: