Geolocalizador

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

"O papel da mídia na percepção da violência e nas atividades de segurança pública"

Repassando e-mail recebido. É possível ir como ouvinte. Estou fazendo o curso e é muito bom. Vale a pena conferir!

Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, NETCCON/ECO/UFRJ e ANDI

Para Giancarlo Summa a ação da mídia é importante para superarmos a Política do Medo

Auditório da CPM-ECO, Campus da Praia Vermelha (UFRJ) Segunda 22/09/2008, e em todas as outras segundas de 2008/2, sempre das 11h às 13h.

Nesta segunda, o diretor do Centro de Informação das Nações Unidas/UNIC-RIO discutirá o papel da mídia na percepção da violência e nas atividades de segurança pública. A palestra faz parte das atividades da disciplina e projeto de extensão Jornalismo de Políticas Públicas Sociais, realizada em parceria com a ANDI- Agência de Notícias de Direitos da Infância.

Para o diretor do centro, Giancarlo Summa, a mídia tem atuação fundamental na criação da sensação de medo em nossa sociedade, o que gera efeitos na construção de políticas públicas. Segundo Summa, as ações de segurança pública executadas pelo Estado são desencadeadas de acordo com a cobertura que a mídia faz. É através do discurso dela que são eleitas as prioridades.
Nesse sentido, Giancarlo acha importante refletir sobre a abordagem dos direitos humanos na mídia e a análise das megaoperações policiais. Uma discussão que reflete sobre os direitos e deveres do comunicador neste cenário. Segundo ele, é importante uma cobertura midiática responsável e o respeito aos direitos humanos no combate à violência.

A palestra integra a disciplina realizada pela UFRJ e sob responsabilidade do Prof Evandro Vieira Ouriques, coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência – NETCCON. O evento é destinado aos alunos inscritos e aos demais interessados no tema.


Algumas referências de leitura:
- ALMEIDA, Verônica, “A mídia e os direitos humanos”, in CANELA, Guilherme (Org.), Políticas públicas sociais e os desafios para o jornalismo, ANDi, Cortez Editora, São Paulo, 2008;
- RAMOS, Sílvia, PAIVA, Anabela (Org.), Mídia e violência, CEsC, Rio de Janeiro, 2007;
- Relatório do Relator Especial de execuções extrajudiciais, sumárias ou arbitrárias Philip Alston – Missão Ao Brasil, ONU, Genebra, 15/9/2008 (pode ser descarregado aqui: http://rio.unic.org/images/documents/relatorio2008.pdf );
- Declaração Universal dos Direitos Humanos, ONU, 1948

Conheça mais sobre a disciplina aqui:
http://informacao.andi.org.br:8080/relAcademicas/site/visualizarConteudo.do?metodo=visualizarUniversidade&codigo=6
Palestras a serem realizadas em 2008/2:

29/09 - A Responsabilidade Social da Publicidade.
Palestrante: Nádia Rebouças (Rebouças & Associados).

06/10 - O Paradigma do Desenvolvimento Humano como Orientador da Cobertura.
Palestrante: Flávia Oliveira (O Globo).

13/10 - Pauta Jornalística: um Espelho a ser Desembaçado.
Palestrante: Cristina Rego Monteiro da Luz (NETCCON.ECO.UFRJ).

20/10 - Jornalismo e Trasformação da Realidade: a Questão da
Comunicação como Projeto Social.
Palestrante: Jacinta Rodrigues (Canal Futura).

27/10 - O Desafio de Aumentar a Presença das Políticas Públicas na
Grande Imprensa.
Palestrante: Bia Barbosa (Intervozes).

03/11 - A Questão das Políticas Públicas Sociais e a Mídia
Contra-hegemônica.
Palestrante: Paulo Lima (Viração).

10/11 - Cidadania, o Novo Paradigma da Segurança Pública: A Importância das Ações Integradas.
Palestrante: José R. Bellintani (Inst. SP Contra a Violência).

17/11 - A Cobertura das Políticas Públicas na Área da Educação no Brasil.
Palestrante: Antônio Góis (Folha de S. Paulo).

24/11 - Mídia e Respostas Brasileiras à Violência.
Palestrante: Sílvia Ramos (CESeC).

01/12 - A Jaboticaba Brasileira: o Processo de Incriminação no Brasil.
Palestrante: Michel Misse (NECVU.IFCS.UFRJ).

08/12 - Jornalismo Prospectivo: o Futuro das Políticas Públicas como Pauta.Palestrante: Rosa Alegria (NETCCON.ECO.UFRJ; Millenium

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Debate “Violência, Segurança e Direitos Humanos”

Candidatos a prefeito do Rio debatem segurança pública com organizações da sociedade civil, dia 23 (terça-feira), 18hs, no auditório da Cândido Mendes

Organizações sociais que lidam com o tema da cidadania farão perguntas a prefeituráveis do Rio em evento do Ibase e Cesec.

Acontece no próximo dia 23 (terça-feira), a partir de 18hrs, no auditório da Universidade Cândido Mendes (Rua da Assembléia, 10) o segundo debate sobre segurança pública entre os candidatos a prefeito do Rio (o primeiro foi no dia 11, no Sindicato dos Jornalistas). O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania, da Universidade Cândido Mendes (Cesec/Ucam), contará com a participação de organizações da sociedade civil que lidam com o tema da cidadania, que farão perguntas aos candidatos. Confirmaram suas presenças Eduardo Paes (PMDB), Jandira Feghali (PC do B), Fernando Gabeira (PV), Alessandro Molon (PT) e Chico Alencar (Psol).

O encontro será uma oportunidade para os prefeituráveis do Rio apresentarem suas idéias sobre a questão da violência urbana e as políticas de segurança pública - apontada pela população como um dos principais problemas da cidade. A idéia é ampliar o conhecimento de cidadãos e cidadãs, permitindo-lhes uma análise crítica acerca das diferentes plataformas de governo.

Evento: debate “Violência, Segurança e Direitos Humanos” entre candidatos a prefeito do Rio e organizações da sociedade civil

Data: terça-feira, dia 23 de setembro
Local: Auditório da Universidade Cândido Mendes, Rua da Assembléia, 10, Subsolo (Centro)
Horário: a partir de 18 hrs
Entrada: livre
Organização: Ibase e Centro de Estudos de Segurança e Cidadania (Cesec/UCAM)

Mais informações:
Rogério Jordão – http://br.mc321.mail.yahoo.com/mc/compose?to=imprensa@ibase.br – 2556-3095 – 9282-1441

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Livro e seminário "Favela e Cidade"


Direitos Humanos, Violência e Pobreza


segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Cine Ibase –Exibição do documentário “O Veneno e o Antídoto”

Em 11 de setembro, quinta-feira, a partir das 17h, o Ibase exibe o documentário “O Veneno e o Antídoto: uma visão da violência na Colômbia”, de Estevão Ciavatta.
O filme mostra a procura da Colômbia por caminhos para a paz, em meio a um violento conflito interno. Em abril de 2007, uma equipe da Pindorama Filmes e do Grupo Cultural AfroReggae visitou a Colômbia com o objetivo de conhecer as iniciativas em segurança pública, sobre as quais tanto ouvimos falar aqui no Brasil.
Lá, foi encontrada uma situação muito mais complexa do se imaginava. A tranqüilidade aparente dos dois principais centros urbanos colombianos contrasta com os enfrentamentos no interior do país. Nas pequenas cidades e no campo, os paramilitares, a guerrilha e as forças governamentais travam uma sangrenta disputa por território.
Após a exibição do filme, haverá debate. Entre os(as) convidados(as) esperados(as) estão Tiago Carvalho, roteirista do documentário e Reginaldo Lima, do Grupo AfroReggae, liderança do GCAR no Complexo do Alemão. (Duração: 52 minutos)
Anote aí:
Dia: 11 de setembro, quinta-feira
Horário: 17hLocal:
Ibase - Av. Rio Branco, 124/8º andar. Centro do Rio de Janeiro. (Próximo à rua 7 de setembro)
Ficha técnica:
Direção: Estevão Ciavatta
Produção: Pindorama Filmes e Grupo Cultural
Produção Executiva: José Junior e Nuno Godolphin

Rio Seguro




quinta-feira, 4 de setembro de 2008

V Encontro Internacional sobre Direitos Humanos, Segurança Pública e Tráfico de Seres Humanos

Repassando carta/convite que recebi por e-mail.
O ILADH – Instituto Latino-Americano de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos tem a honra de convidá-la para o V Encontro Internacional sobre Direitos Humanos, Segurança Pública e Tráfico de Seres Humanos: Assistência Integral às Vítimas que se realizará no período de 21 a 23 de outubro do corrente ano, no Centro de Convenções, Av. Simon Bolívar, s/n, Salvador- BA.

O evento é uma realização conjunta do ILADH e Instituto Winrock Internacional – Brasil. Conta atualmente com o apoio do Governo da Bahia, Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos da Bahia, CONDER, OAB - BA, Terra dos Homens-BA. Tem por objetivo promover um momento de capacitação com vistas ao intercâmbio de experiências sobre a temática acima mencionada
Oi, pessoal, repassando carta/convite do evento. Coloquei a ficha de inscrição no final.
O ILADH pretende com este V Encontro Internacional, dinamizar uma discussão, entre sociedade civil organizada, poder público, organismos internacionais e nacionais que trabalhem contra o fenômeno do tráfico de seres humanos, trazendo a baila todos os assuntos relevantes a assistência integral às vítimas.

Salientamos que a inscrição é gratuita.

Aos interessados solicitamos o preenchimento e envio da ficha de inscrição (vide anexo) para o e-mail iladhpromove@gmail.com, até o dia 30 de setembro de 2008.

Informações: (11) 3291.2736 a partir das 13h (Ana Flávia – ETSH SJDC/SP); (81) 8734-6477 (Iramayara Coelho / ILADH), (71) 9969-9433 (Débora Aranha / Winrok)

Certos de que o evento contempla assuntos do seu interesse, contamos com sua presença.
FICHA DE INSCRIÇÃO

V ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE “DIREITOS HUMANOS, SEGURANÇA PÚBLICA E ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE SERES HUMANOS: ASSISTÊNCIA INTEGRAL ÀS VÍTIMAS DO TSH

Nome:

Endereço completo:

Fone: e-mail:

Representa alguma organização: ( ) Sim ( ) Não

Nome:

Endereço:

Fone:

e-mail:

Como ficou sabendo do encontro?

Razão de interesse em participar:

Observação: