Geolocalizador

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Cojira-Rio promove evento sobre TV Pública, Ação Afirmativa e Direitos Humanos

A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-RJ) realiza em 11 de dezembro, a partir das 18h, o seminário TV Pública, Ação Afirmativa e Direitos Humanos.

O encontro será realizado no auditório da sede do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e marca o calendário comemorativo ao Dia Internacional da Declaração dos Direitos Humanos, cuja data oficial é 10 de dezembro. A entrada é franca.

Profissionais e comunicadores envolvidos com a produção midiática vão analisar, sob a perspectiva das ações afirmativas e direitos humanos, as formas de inclusão da temática sobre igualdade racial no sistema público de comunicação a partir do surgimento da Empresa Brasil de Comunicação (TV Pública).

O debate contará com a participação do jornalista e produtor executivo da TVE, Délcio Teobaldo, do comunicador Márcio Alexandre Gualberto, editor do Palavra Sinistra, e dos jornalistas Suzana Blass (presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro) e Angélica Basthi (responsável pela comunicação da ONG Justiça Global e membro da coordenação Cojira-Rio).

A programação será iniciada às 18h, em parceria com o Cinesind (cineclube do sindicato), exibindo vídeos, dentre eles “TV ROC - O cabo da Rocinha”, produzido pela TV comunitária que atua na Rocinha.

O seminário TV Pública, Ação Afirmativa e Direitos Humanos tem como público alvo jornalistas, educadores, estudantes de comunicação e interessados na temática. O evento acontecerá a partir das 18h na rua Evaristo da Veiga nº 16, 17º andar, Centro.

Sobre os convidados: Delcio Teobaldo – é jornalista, documentarista, escritor, professor universitário, produtor executivo da TVE onde é roteirista de “Conversa Afinada”, minissérie de Música Popular Brasileira. Márcio Alexandre Gualberto – é comunicador, editor do blog “Palavra Sinistra”, coordenador do Coletivo de Entidades Negras (CEN/RJ), colunista da “AfroPress” e integrante do “Mama Press” – Alemanha. Suzana Blass – é jornalista, mestre em comunicação pela Escola de Comunicação/UFRJ e presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. Angélica Basthi – é jornalista, mestre em comunicação pela Escola de Comunicação/UFRJ, responsável pela comunicação da ONG Justiça Global e membro da coordenação da Cojira-Rio.

SERVIÇO
Seminário – TV Pública, Ação Afirmativa e Direitos Humanos
Data: 11 de dezembro de 2007 (terça-feira)
Local: SJPMRJ - Rua Evaristo da Veiga, nº 16, 17º andar - Centro (RJ)
Horário: 18h às 21h / Entrada Franca
Contatos: Cojira-Rio / e-mail: afrojor_rj@hotmail.com
Sindicato dos Jornalistas: (21) 3906-2450